quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Influenciáveis extremistas


Vivemos em um país em que o povo só faz algo se a Grande Mídia (TV, Grandes Jornais e Revistas, que pertencem a um grande grupo empresarial que por sua vez tem interesses políticos próprios) apoia.

Exemplos disso, foi no começo deste ano (2011) com as tragédias que aconteceram na Serra Carioca, que a Grande Mídia apoiou e incentivou a população com a doação de mantimentos e bens para a população afetada pelas chuvas e desmoronamentos. O povo brasileiro fez a sua parte e ajudou a quem precisou. Porem, quando a mídia deixou de noticiar e apresentar os problemas que continuavam, o povo se desinteressou e começou a assistir as noticias que as TV’s passavam com relação à Copa, Olimpíadas, Corrupções, etc, etc, etc...

Atualmente o que a Grande Mídia tem dado ênfase é a ocupação da Reitoria da USP. E passeando um pouco nas redes sociais para ver o que a população anda comentando sobre o assunto, vemos apenas repetições baratas e de baixo calão do que a Grande Mídia vem dizendo. Uma boa parte dos cidadãos não se interessa em analisar uma mídia boa, forte barata e, nessa questão, bem confiável que são blogs independentes.

O povo não se interessa em abrir o Google (não quero fazer propaganda) e digitar “blogs USP”, “Professores USP” ou “alunos USP” e procurar alguns blogs das pessoas que estão diretamente envolvidas nesta questão para ver se o que a Grande Mídia retrata é a realidade ou somente um fato que para ela será lucrativo.

Porem, também existe pessoas que são o outro extremo. Não fazem nada que algumas empresas dessa Grande Mídia fazem ou apóiam. Exemplo disto é que na data de hoje (16/11/2011) está rolando pela Internet um vídeo de Atores da Globo (também não é referencia de propaganda) sendo contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, explicando alguns dos motivos dos quais ela será prejudicial para nosso País e Nação e pedindo a ajuda do povo brasileiro. As pessoas que são contra o Grupo Globo começou a criticar a atitude desses artistas que fizeram o filme sobre a Belo Monte. O argumento deles é: “se são da Globo, boa coisa não tem por traz disso”.

Essas pessoas esquecem que antes de serem funcionários da Globo, eles são cidadãos brasileiros, amigos e tem um propósito em comum, que é valorizar e proteger algo que todos os brasileiros, indígenas, rurais ou urbanos tem direito, que é o direito de expressão e de falar.

Porem os dois extremos tem mias em comum do que eles mesmos pensam. Eles só agem em função da Grande Mídia e não por si mesmos...

Só tenho duas perguntas a fazer para todos vocês: Ate quando vamos nos deixar ser influenciados? E quando vamos começar a pensar por conta própria e ir atrás de nossos idéias e deixar de comprar os idéias de grandes empresários??