quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mudança


Estive lembrando nessas ultimas semanas de como minha infância foi boa, e a de meus pais e meus tios foram melhores do que a minha. Antigamente as pessoas eram felizes de verdade. E por quê?
Pensei muito sobre esse assunto e descobri que antigamente não havia uma cobrança da sociedade em questão de consumo, e sim no quesito a amizade. Hoje em dia um ser humano acaba sendo popular pelos equipamentos eletrodomésticos que possui, tais como TV’s de 3D, home Theater, celulares, microcomputadores, vídeos games, etc. Antigamente, para ser popular, você deveria conhecer as pessoas que gostavam de sair ou que eram muito amigáveis.
E analisando mais profundamente ainda, descobri que essa cobrança pelo consumismo não veio diretamente da sociedade, e sim das grandes corporações. Elas têm Dominado nosso estilo de vida, fazendo com que pensemos que para sermos felizes, temos que consumir ao Maximo, temos que sempre ter o carro do ano, a TV do ano, as roupas da época, etc. Essas mesmas corporações tem feito uma pressão sobre os governos mundiais para que eles incentivassem que o seu povo consumissem mais com um custo relativamente baixo para que eles possam vender mais e lucrar muito mais ainda, se preocupando pouco com o meio ambiente e a sociedade ao seu redor.
Creio que a situação de diferença sócio econômico atual se deve por 2 motivos. Primeiro é a ganância das grandes empresas em lucrar e colocam mensagem de que um produto que não necessitamos para nossa sobrevivência é o que vai nos trazer a popularidade e a felicidade. Sempre estão incentivando o consumo a todo custo, sem se preocupar como vai acontecer o descarte de produtos antigos (alguns não passam de seis meses). Pois hoje em dia estão medindo as classes sócias brasileiras e mundiais pelo consumo e o patrimonio que elas tem, e existem pessoas, que para se enquadrar em uma classe acima do que está atualmente, vão aos grandes varejistas e fazem crediário para poderem ter o consumo equivalente a classe que ela quer atingir, e acabam pagando (muitas das vezes) dois ou ate três produtos, para ter somente um.
E o segundo e mais importante, é a ma distribuição não só da renda, que acho que é uma conseqüência da principal ma distribuição, mas sim da educação e da dignidade. Pois creio que quando se tira a educação básica de uma criança (fazendo com que ela seja aprovada automaticamente) sem uma educação com que a faça pensar com iniciativa própria, num futuro de no Maximo 10 anos, esses futuros jovens vão começar a pensar e agir conforme as mídias dizem que é o correto e traga a felicidade, e isso eu acho que é o pior que é tirar a dignidade de um ser humano de ter uma iniciativa.
Para mudarmos esse quadro que nos aflige é dar uma educação bem mais digna, comparada com a de a uns 10 ou 15 anos atrás no mínimo. E a outra é mudarmos o jeito que se governa esse país, fazendo com que as grandes corporações se responsabilizem pelos “lixos” que eles mesmos produzem nas casas de seus consumidores. E uma idéia muito simplória mais de uma complexidade de aplicação é dar ótimos benefícios fiscais para as pessoas e empresas que fazem reciclagem e utilizam produtos recicláveis. E temos também que nos preocupar como iremos cuidar como iremos tratar esse consumo exagerado.
Pois nosso governo atual só está preocupado em atingir as metas de consumo dos grandes países (como EUA e União Européia). Creio que isso seja algo muito, mais muito fútil. Quer ser um país exemplo para os demais, temos que primeiro cuidar do nosso povo, para depois pensar em política externa. Primeiro temos que cuidar de como vamos dar a dignidade que foi roubada aos nossos cidadãos, como vamos voltar a ter uma educação digna e responsável, uma segurança em que criminosos tenham medo dela e não cidadãos cumpridores de suas responsabilidades, pois hoje a nossa segurança não está atendendo a demanda da sociedade por causa apenas da corrupção que nosso país sofre. Isso só irá acabar quando o sistema judiciário realmente for imparcial e justo. Ou seja, quando ele realmente punir os grandes culpados, que são criminosos com beca, políticos, e com fardas, policiais.
O dia em TODAS essas coisas acontecerem, creio com muita fé que o Brasil essa um dos países exemplares do globo. Será o alvo de muitas nações mundiais. E depois que consigamos dar a dignidade para o povo brasileiro, as demais coisas serão conseqüência. Tais como, uma influencia para conseguir acabar com as guerras apenas com algumas conversas e tratados. Acabar com a diferença racial e social que aflige a África e Oriente Médio.
E para conseguirmos isso, temos que dar o grande passo para entrarmos nessa nova estada, que é elegendo os “caras” que iram representar e trabalhar para o povo e não para as mega empresas. Então pense bem como você, cidadão brasileiro, irá escolher que irá te representar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário