segunda-feira, 12 de setembro de 2011

No que cremos?


Neste feriadão de Tiradentes emendado com a páscoa de 2011 descobri que minha fé é muito diferente de 99,99% de muita gente que se diz ter a mesma crença que eu... e eu vou mais alem, tem muita gente que diz acreditar em certas coisas, porem não pensam com profundidade no que está baseado a vossa fé...

Um exemplo disto é a comparação de textos de um livro que para alguns é sagrado e para outros é apenas um livro de base para tirar lições de vida, lições de moral e experiências sobre determinados assuntos. Este livro que para mim é apenas um livro de base sobre lições e estórias de moral chamasse Bíblia.

Durante esse final de semana super prolongado, debati alguns assuntos com certas pessoas que me fizeram perceber que eu não me enquadro onde estou, no mundo evangélico, protestante. Pois a fé deles (dos evangélicos, protestantes e ate mesmo dos católicos) é diferente da minha. Eles acreditam que um Deus Pai amoroso,  misericordioso e Poderoso é capaz de sacrificar um filho para conseguir atingir um objetivo inicial de sua criação.

Eles aceitam a idéia de Deus mandar seu filho unigênito para poder salvar toda uma criação que toma as próprias decisões, decisões esta que Ele próprio deu o poder dos humanos a tomarem. Porem repudiam a idéia de que um pai chamado Abraão ( que seria o pai da fé desses cristãos) poderia ter sacrificado seu filho Isaac somente em obediência a esse mesmo Deus que sacrificou seu Filho. Qual a diferença entre esses dois pais?

Outro exemplo é um texto que está em uma parte da Bíblia que muitos dizem ser a parte que está baseada a fé deles, o Novo Testamento, que é a fé de um tempo da graça.

Esse texto descreve a punição de um casal, Ananias e Safira, que desobedeceram a uma regra da igreja e por punição, tiveram a morte. Mas se seu Deus é um Deus de Amor, Misericordioso e tem a graça como julgamento, por que diabos eles os matou?

A fé cristã é muito contraditória! Pois ao mesmo tempo em que eles criticam e repudiam alguns textos e atos da Bíblia principalmente descritos no Antigo Testamento, tem sua relação direta no Novo Testamento, o qual levam mais a serio, por ser onde a vida de Jesus Cristo estar retratada.

E existem textos que se ligam, porem são contraditórios e outros que contradizem outros textos... Isso só demonstra que a fé Cristã é baseada na contradição.

Hoje eu não consigo me ver dentro desta mesma fé, porem não consigo me ver fora deste circulo de Cristãos-Evangelicos onde a maior parte dos meus amigos se encontra. E onde eu começo a descobrir a minha verdadeira fé.

Um certo dia ouvi uma frase (não me lembro quem a falou nem o seu autor, mas o importante é a frase) “Fé não é ter a certeza cientifica ou racional de algo, e sim utilizar a razão com as duvidas que temos. Fé é igual a duvidas e crença é igual a certezas.”

Eu não sei se Jesus Cristo existiu ou não, não sei se realmente Existe um Deus. Porem creio que a Pessoa que a Bíblia retrata como Cristo (sendo alguém que existiu ou não) é um exemplo de como eu devo viver e me importar com meu proximo. E sei também que eu fazendo algumas orações/preces para um Deus chamado Javé me sinto confortado e pronto para semprte tentar de formas diferentes a ser um imitador deste Cristo.

Não tenho respostas para ninguém, nem mesmo para mim, e a cada dia, tenho mias duvidas. Porem, sinto que minha fé aumenta a cada dia.

Eu não busco respostas para minhas duvidas e sim respostas para como ser um Cristo para o mundo em que eu vivo



Nenhum comentário:

Postar um comentário